“Buscamos, naturalmente, uma alternativa para a gestão das notas fiscais”, conta o gestor de sistemas da Madem, Ricardo André Rech, sobre a adesão ao Guardião XML. Ele explica que, o conceito de notas fiscais eletrônicas do Sefaz tornava inviável seguir com o mesmo processo que realizavam na empresa, com lançamento manual. “Hoje o trabalho que era realizado por três pessoas é feito por uma”, resume Rech, sobre a agilidade que o Guardião XML oferece como um dos seus principais benefícios.
Implementado primeiramente em uma das unidades do grupo, uma metalúrgica, o Guardião XML é usado em todas as filiais do grupo, no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, com exceção de uma unidade no Pará, que tem essa demanda administrada pela filial do Paraná. Em breve, a sede do Norte também deve receber a ferramenta.
Além da agilidade proporcionada pelo Guardião XML, Rech destaca a precisão dos dados administrados pela solução, a “acurácia” do sistema. “O Guardião permite detectar as discrepâncias, inclusive do fornecedor”, explica Rech, alertando que nem sempre o erro em uma nota fiscal ocorre na digitação de quem recebe. “Teoricamente, o fornecedor deveria emitir a nota com o número do nosso pedido. E o faz, na maioria das vezes. Quando tem erros aí, o Guardião nos permite uma análise para encontrar a discrepância”, exemplifica. A solução busca o arquivo XML assim que as notas são emitidas no Sefaz. E isso possibilita, inclusive, que esse tipo de incoerência seja resolvido mesmo antes de o pedido chegar à empresa.
Os processos de cada empresa têm suas peculiaridades. E os desenvolvedores do Guardião XML consideram cada uma delas para adequar o sistema e oferecer respostas automatizadas à gestão no dia a dia. “A gente faz um trabalho em conjunto. O produto é deles, mas a gente apoia”, explica Rech, sobre o relacionamento com a equipe da 4FX, desenvolvedora do Guardião XML. Como usuário Protheus, e ex-consultor TOTVS, Rech já tinha experiência com a 4FX e não teve dúvidas quando precisou investir nessa ferramenta de gestão.
“Hoje o Guardião XML resolve 99% dos possíveis problemas que podem ocorrer com as notas fiscais”, conta Rech, sobre a amarração das informações dos arquivos XML com os pedidos de compra. Para o 1% que talvez falte, a Madem conta com a assessoria constante da 4FX para buscar soluções. “O grupo tem vários produtos em notas fiscais. Alguns deles, com características especiais constantes nas notas, como toras de madeira, por exemplo, que levam informações sobre certificações”, explica Rech. A própria legislação tributária e fiscal, segundo ele, muda com frequência. E nossos desenvolvedores estão sempre prontos para garantir que a inteligência do Guardião XML absorva com rapidez cada mudança.
Experimente também o Guardião XML: o teste é grátis!
Envie-nos uma Mensagem