Empresas com regime tributário do Lucro Real podem estar perdendo dinheiro. Cada nota fiscal recebida representa um potencial crédito tributário. Mas e se parte dessas notas chegam fora do prazo, ou nem chegam até você?
Isso acontece com mais frequência do que se imagina: documentos emitidos contra o CNPJ que não são capturados, analisados e registrados corretamente.
O não recebimento das notas fiscais eletrônicas emitidas contra o seu CNPJ pode causar uma série de problemas, veja os principais impactos:
O Guardião XML faz toda a diferença:
O Guardião identifica automaticamente 100% das Notas Fiscais emitidas contra o CNPJ, mesmo que o fornecedor não envie o XML. Garantindo o aproveitamento total dos créditos e evita o desembolso financeiro desnecessário com impostos.
Empresas como Susin Francescutti Metalúrgica, Florense e Loja Krause já perceberam os ganhos expressivos com essa automatização e por isso somos referência para quem utiliza Totvs Protheus, Datasul e outros sistemas com integração via API.
O que é Lucro Real?
O Lucro Real é um regime de tributação que permite o cálculo e recolhimento dos impostos com base no lucro líquido efetivamente apurado em determinado período.
Esse lucro é obtido a partir da diferença entre a receita total e as despesas da empresa, ajustado conforme a legislação tributária. E ao contrário de outros regimes, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido, o Lucro Real exige um controle financeiro mais rigoroso.
No Lucro Presumido, por exemplo, os impostos são calculados com base em uma estimativa de valor, enquanto no LR os encargos são determinados a partir do lucro contábil real, após ajustes que incluem tanto adições quanto exclusões ao lucro líquido, conforme previsto pela legislação.
Essa metodologia faz com que impostos como o IRPJ, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS e COFINS sejam mais precisos e justos, uma vez que estão diretamente ligados à lucratividade real da empresa. Ou seja, se uma empresa apresentar prejuízo fiscal em um determinado período, ela não terá que pagar impostos sobre esse valor negativo.
Fonte: https://www.serasaexperian.com.br/blog-pme/lucro-real/
Envie-nos uma Mensagem