O crescimento de uma empresa passa, em especial, pela produtividade no trabalho de seus funcionários. A falta dela pode ser a grande responsável pela sensação de que se está trabalhando demais, mas sem conseguir alcançar os resultados estipulados.
Alguns hábitos podem intensificar o nível de produtividade. Confira:
A “falta de tempo” para realizar as tarefas pode ser na verdade falta de gerenciamento. Organize deus afazeres, estabelecendo critérios como prazo e urgência. Crie metas de acordo com seu fluxo de trabalho e necessidade de entrega. Aproveite para também organizar suas pausas ao longo do dia, para esticar o corpo, tomar um cafezinho ou descansar a cabeça. Ser produtivo não significa trabalhar “sem parar”.
Cada pessoa tem um período do dia em que é mais produtivo. Aproveite o seu para realizar as tarefas mais difíceis, deixando o restante do dia mais leve. Meça seu desempenho e saiba o que lhe consome menos ou mais tempo.
Apesar de ser um diferencial em muitos profissionais, evite ser multitarefas. Dedique-se em realizar uma atividade de cada vez. Mantendo o foco e concentração em apenas um trabalho, o risco de falhas é menor e você melhora a qualidade do que está entregando. Além disso, não assuma tarefas que você não poderá cumprir. Se for preciso delegar ou pedir ajuda dos colegas de trabalho, faça isso.
Não é à toa que dizem para não deixarmos para depois o que podemos fazer agora. Se uma tarefa precisa ser feita, é melhor fazê-la de uma vez do que deixar que o trabalho acumule no fim do dia, o que pode afetar todo seu desempenho. E claro, evite distrações, como dar uma olhadinha nas redes sociais e no Whats a todo instante.
Ferramentas de automatização de processos melhoram a produtividade da empresa como um todo. O cotidiano de uma empresa é repleto de atividades repetitivas. Deixá-las a cargo de sistemas como o Guardião XML, reduz o desgaste e cansaço em realizar essas tarefas. E garante o tempo para pensar a empresa, analisar dados, criar projetos, melhorar a própria rotina.
Envie-nos uma Mensagem