BLACK FRIDAY: SE FOR ENTRAR, FAÇA COM PLANEJAMENTO

A Black Friday é uma excelente oportunidade para as empresas, sobretudo no que diz respeito ao marketing. Obviamente, as vendas de novembro garantem o fluxo de caixa, renovam o estoque, despacham o que não vendeu durante o ano. Mas o maior benefício da data comercial mais importante do calendário (que vem superando até o Natal), é o reconhecimento das marcas. E o Guardião XML pode facilitar processos a ajudar a evitar erros prejudiciais à imagem.
A reclamação de propaganda enganosa está no topo da lista dos descontentamentos do cliente. Pelo menos, é o que revela a pesquisa do portal Reclame Aqui, com dados da última edição da Black Friday, onde a incoerência entre o anúncio e o produto representa 32% das reclamações.
A insatisfação do consumidor não está relacionada somente à má fé, de quem, intencionalmente, vende o que não pode entregar ou tenta iludir o cliente. Muitas vezes, as empresas não estão preparadas para atender a demanda incomum do fim de novembro. O excesso de pedidos, ainda que pareça motivador, pode manchar a imagem da marca à medida que ela não consegue cumprir as metas de produção e de entrega do produto. Entrar em uma Black Friday sem o devido planejamento pode transformar o boom nas vendas em prejuízo: sem limite, por exemplo, as vendas dessa época podem significar o esgotamento da produção nos meses seguintes: lembrando que o produto, se você seguiu as regras justas de promoção, está saindo por um preço inferior ao de costume.
O Guardião XML não resolve diretamente a falta de planejamento, mas é uma ferramenta essencial ao controle das empresas. Evitar falhas de informações entre as notas fiscais e o produto que chega às empresas (matéria-prima, por exemplo) agiliza os processos de produção. E o tempo poupado (nosso benefício de maior valor) também libera espaço útil ao planejamento nas rotinas administrativas.

Nossa dica: Black Friday pode depreciar a sua marca no mercado com a mesma força que pode impulsioná-la. E diferença entre o sucesso e o fracasso está em como você planeja e cumpre a demanda que a promoção trouxe.