Uma empresa não sobrevive por muito tempo se não se atualizar para atender às demandas do mercado. Com 71 anos de história, a Madem SA, de origem gaúcha, líder mundial em bobinas de madeira para a indústria de cabos elétricos, é um bom exemplo disso. No último mês, a gestão da empresa ganhou mais um aliado na adaptação ao nosso tempo, o Guardião XML.
O processo de recebimento e conferência de cargas exigia trabalho intenso, com importantes etapas humanas suscetíveis ao erro. “Na portaria, quando chegavam as cargas, o pessoal responsável pela liberação abria cada pedido, toda vez, e anotava se era parcial ou integral. Liberada, a carga seguia para o almoxarifado para a verificação de quantidade, confirmação se o produto era o mesmo informado na nota e informar, manualmente, o código que cada produto tem no sistema da empresa, que pode não ser o mesmo código para o fornecedor”, relata Rodrigo Boito, responsável pela implantação do Guardião XML na Madem.
Como o virar de uma chave, com a instalação do Guardião XML, os processos já passaram a ser muito mais práticos e automatizados. Na portaria, cada nota fiscal que chega é verificada pelo XML, no Guardião, e é gerada a pré-nota. O papel de quem faz a conferência da carga também foi simplificado: é concentrado na avaliação física do material entregue, e já não exige a busca por códigos e a anotação manual. O departamento fiscal também não precisa mais fazer lançamentos manuais, recebe informações mais precisas e faz o trabalho de classificação e lançamento da nota com menos etapas, menos tempo e sem erros. “A aceitação foi muito boa. O processo reduz a necessidade de consultas, a incidência de erros e o retrabalho”, resume Boito.
A agilidade vista do Guardião XML implantado na unidade da empresa em Rio Negro (PR) – e que deve migrar para as demais – garante que diversos departamentos ganhem tempo. E ele é precioso para uma empresa que recebe cerca de 40 cargas por dia.
Como dissemos no início, a Madem chega forte aos seus 71 anos porque soube o momento de investir em inovação. Criada como fabricante de barris para a indústria vinícola em Garibaldi (RS), a empresa viu toda a sua demanda na região zerar quando os barris de madeira passaram a ser substituídos nas vinícolas. Em 1970, 21 anos após sua fundação e consolidada no mercado, a Madem reinventou-se, passou a produzir embalagens de madeira e diversificar o seu produto. Hoje é líder internacional no seu segmento, conta com 8 unidades – Brasil, Espanha, Bahrain, USA, México e Colômbia –, exporta para mais de 45 países… E não para de inovar.
Envie-nos uma Mensagem