A Secretaria da Fazenda (Sefaz) segue realizando mudanças para a consulta de dados em seu portal. A mais recente, em vigor desde julho de 2020, pôs fim à importação da NF-e via chave de acesso para terceiros, assim como a consulta deste e de outros documentos fiscais eletrônicos.
Segundo a Sefaz, a consulta pelo portal deve permanecer disponível apenas para os agentes da operação, que deve ser realizada através de certificado digital. A exceção é em caso de NF-es em que o destinatário é pessoa física ou jurídica sem inscrição estadual.
A norma acarreta em um impacto nos processos diários das empresas. No entanto, mesmo com o fim da NF-e via chave de acesso, é possível encontrar alternativas para garantir a produtividade das operações. Um delas é o sistema Guardião XML, que, entre outras funcionalidades, realiza a tarefa de importar o arquivo XML do site da Sefaz e integra as informações com o ERP da empresa.
O Guardião XML ainda garante o armazenamento, pelo prazo legal de 5 anos, conforme a Receita Federal, de todos os arquivos XMLs inerentes à empresa. Os dados são armazenados em servidores Amazon, reconhecidos pela segurança que oferecem.
Experimente grátis o Guardião XML!
Envie-nos uma Mensagem